Dia da Terra

Sabia que dia 21 de Abril é dia da Terra? Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente do Brasil, explica este dia aqui.

Guia do bom cidadão ecológico

Um dos muitos materiais apresentados na página da Agenda 21 de São João da Madeira é o guia do bom cidadão ecológico.

Blogue da A21 de Alter do Chão

Alter do Chão também tem um Blogue sobre a Agenda 21 onde se apresentam os seus objectivos, metodologia e plano de acção : pode visitar aqui.

A agenda 21 no vale do minho

Os munícipios do Vale do minho juntaram-se para a aplicação da Agenda 21 Local: já assinaram a carta de Aalborg, foram à Conferência de Sevilha de cidades e vilas sustentáveis,promoveram foruns participativos,chegaram a diagnósticos e aprovaram o plano de acção. Escrevem os promotores:

"A Agenda 21 Local é um processo de envolvimento dos cidadãos e organizações numa estratégia de promoção da sustentabilidade local. No Vale do Minho desenvolve-se desde 2007 um projecto único: ao todo foram efectuadas mais de 400 reuniões, fóruns e eventos onde participaram cerca de 500 entidades e 3000 cidadãos. Os documentos que serão apresentados incluem o primeiro Plano Estratégico para a Energia e Alterações Climáticas realizado ao nível regional em Portugal. São cerca de 200 acções que prometem melhorar a qualidade de vida na região."

O grupo de trabalho da Assembleia agradece publicamente o convite feito para estar presente na apresentação pública do seu plano de acção.

É sem dúvida mais um exemplo para conhecer.

Democracia Participativa

O Observatório Internacional de Democracia Participativa é uma instituição que junta cidades, instituições, centros de investigação etc. e que apresenta um conjunto de estudos e de experiências sobre o fomento da participação cidadã que são importantes para quem queira conhecer e praticar a democracia participativa.

Orçamento participativo

As regiões que aplicam a Agenda 21 local comprometem-se com a utilização de instrumentos que potenciem a participação dos cidadãos.
Em algumas destas regiões, inclusivé em Portugal, uma das ferramentas utilizadas é o orçamento participativo. Com o apoio da iniciativa comunitária EQUAL, a Associação In Loco, com a parceria de Câmaras e freguesias do país, construiu uma página com informação sobre o orçamento participativo. A instituição oferece também formação e consultadoria a quem queira implementar ou saber mais sobre este projecto.

Pegada ecológica

O conceito de pegada ecológica serve para medir o impacto individual (ou colectivo) dos nossos consumos no ambiente em que vivemos. Apresentamos aqui uma forma (australiana) de a conhecer e de saber o que podemos mudar.